“Democratização do Audiovisual e o Movimento Cineclubista no Brasil e em Goiás”
O Cineclubismo goiano nos últimos 10 anos experimentou uma consolidação em sua estrutura e desenvolvimento através dos Encontros Cineclubistas realizados com uma periodicidade de 6 a 7 encontros por ano em diversas cidades do Estado. Com isso, fortalecemos a estrutura democrática pelo acesso de pessoas que são do interior. A parceria com Festivais tem sido importante pela presença do movimento cineclubista e compartem a função de serem as principais janelas de exibição da produção local. O Cineclubismo goiano está espalhado nos extremos do estado, como Itumbiara, Portelândia, Alto Paraíso, Cavalcante, Formosa, Diorama e continuamos incentivando os secretários de cultura a desenvolver novos projetos cineclubistas no interior do Estado. O reconhecimento público acontece com as homenagens do Poder Legislativo e com a inclusão dos cineclubes nos editais de cultura, principalmente com a Lei Paulo Gustavo e o Programa Nacional Aldir Blanc pelo Poder Executivo.
O retrocesso político do governo anterior com a transformação do MINC em Secretaria Especial, à diminuição dos recursos econômicos para o desenvolvimento de projetos cineclubistas e o diálogo com a sociedade. Além desse descaso do governo federal, a presença da Pandemia da Covid 19 sentenciou a atividade artística cultural em uma postergação e empobrecimento da classe artística e cineclubista. O Cineclubismo Goiano aproveitou a oportunidade e parceria com o Museu Antropológico da UFG e a chegada da museóloga Rossana Klippel que nos assessorou e apoiou nas aproximadamente 200 lives realizadas pelo canal do Youtube do Museu, produzindo Oficinas de Formação Cineclubistas com presença de Cineclubistas do Brasil e convidados internacional. Realizamos um Encontro Cineclubista Sudamericano, diversos Diálogos Cineclubistas onde debatendo temas como o papel das mulheres e os jovens no Cineclubismo, Cineclubismo e Educação, profissionalização no Cineclube, realidades do Cineclubismo goiano e brasileiro e muitos outros temas importantes para fortalecer e amadurecer o Cineclubismo de Goiás.
O retorno do Ministério da Cultura e a aplicação dos editais de cultura LPG e PNAB, apresentam uma nova realidade a Cultura e principalmente ao Cinema e Audiovisual de Goiás e do Brasil. No Estado de Goiás essas leis apresentam uma nova realidade, a produção de aproximadamente 750 filmes de todos os tamanhos, formas e temas que podemos abordar. Qual é o papel do Cineclubismo neste momento onde a produção de 2024/25 supera a quantidade de filmes produzidos na história do Estado de Goiás. Qual será a relação das esferas federais, estaduais e municipais e o Cineclubismo para que a produção local, que não tem janelas de exibição nos canais de televisão ou nas salas de cinema comercial, possa chegar até o público goiano em suas diversas latitudes. Democratização é viabilizar o acesso das histórias realizadas em Goiás, sejam assistidas pelo público goiano e que este possa se identificar e associar a obra cinematográfica e não ter como referência a produção e conteúdos realizados em São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais.
O Encontro Cineclubista no 26º FICA tem como preocupação “Democratização do Audiovisual e o Movimento Cineclubista no Brasil” com convidados do poder público, representantes dos âmbitos estaduais e federais, assim como da Sociedade Civil, para debatermos uma estratégia sobre a produção audiovisual regional com as leis de incentivo, a distribuição desta produção a partir do Cineclubismo e as expectativas do audiovisual nos próximos anos.
A construção de alternativas para a democratização da Cultura e do Audiovisual é de responsabilidade tanto do poder público como das organizações culturais organizadas existentes no Brasil. O Cineclubismo Goiano representa uma das principais estruturas de encontro e participação no Centro-Oeste com atividades que dialogam e interagem com o poder público, sendo a principal janela de exibição da produção do Estado.
Por Francisco Lillo
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